O Nascer de um Jornalista

frost_nixon1Filme baseado em uma serie de entrevistas produzidas pelo jornalista David Frost e o ex-presidente Richard Nixon, que renunciou à presidência dos Estados Unidos após uma denúncia feita por dois jornalistas, Bob Woodward e Carl Bernstein do The Washington Post, o famoso roubo do Complexo Watergate.

À primeira vista o entrevistador, David Frost aparenta ser tudo aquilo que os outros falam por ali, apenas um apresentador de entretenimento, fanfarrão e sem o menor tato de onde está se metendo quando decide encarar justamente o ex-presidente. Os próprios colegas de trabalham duvidam da sua habilidade e capacidade e em alguns momentos até o próprio fica inseguro.

Enquanto do outro lado temos, a raposa velha, o corrupto em busca de redenção da sua imagem, na tentativa de voltar a ser o centro das atenções, de uma forma positiva é lógico. Nixon, é político, logo tem a arte de enrolar, de manipular e virar o jogo a seu favor. E nas duas partes iniciais da serie de entrevistas é isso que engole o podre entrevistador. É um jogo de combatentes, um experiente, outro nem tanto assim, usa-se todas as armas possíveis.

A situação só melhora no momento em que Frost decide sentar a bunda na cadeira e investigar. Atitude essa que ele deveria ter feito desde o inicio, quando o filme mostra toda a sua equipe, pesquisando, debatendo, enfim se preparam para entrar o ‘gigante’. Ai a coisa muda de figura, o entrevistador deixa de estar engessado, quase que imóvel como uma vitima na teia da aranha, e passa a se colocar de volta ao jogo, a diferente agora é que ele tem conhecimento, ele pesquisou, sabe do que está falando, deixa de apenas interpretar as perguntas da sua equipe, passa a perguntar por si próprio.

Filme mostra essa realidade em que o jornalista, principalmente o investigativo, tem que fazer exatamente isso, pesquisar, investigar, caçar tudo sobre o assunto, ir a fundo sobre o tema, apauta, antes de entrar em campo e a guerra. Por que em minha opinião, o Frost do inicio do filme não era o jornalista que ele se tornou ao final.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s